sexta-feira, 28 de junho de 2013

ATITUDE Planeta Sustentável



Atitude, já!

Com pequenas ações que pedem pouco (ou nenhum) esforço, podemos ajudar a reconstruir nosso planeta e ainda precavê-lo de problemas futuros


Todos nós sabemos que o planeta está sufocado e pedindo ajuda há tempos. Certo? "Consumimos mais do que a Terra pode nos oferecer", alerta Estanislau Maria, coordenador de comunicação e conteúdo do Instituto Akatu, em São Paulo. "Transformar esse quadro não é uma questão de escolha e sim de sobrevivência." Diante disso será que, de fato, estamos fazendo nossa parte para acudir o planeta e aliviá-lo dessa baita pressão? 

Seja qual for a resposta, saiba que por meio de simples (e rápidas) ações é possível transformar os hábitos do dia a dia e, com isso, entrar no movimento global para construir um mundo melhor. "Estamos acostumados com o que dá para fazer e raramente priorizamos as mudanças. Por isso, é preciso rever nossas atitudes e começar a agir", sugere Estanislau Maria. Quem coloca em prática garante: assim que você entra nessa "onda do bem" sente que a vida se torna muito mais prazerosa. "Em um mundo mais limpo e equilibrado vivemos com mais qualidade e harmonia, e passamos a desejar aquilo que realmente importa e nos completa", finaliza Estanislau. Confira a seguir, 12 novas atitudes para começar o ano de um jeito diferente, para você e para o mundo. 

"Uma mudança de atitude mais ampla começa quando repensamos as ações corriqueiras e descobrimos como incluir novas práticas aos hábitos do dia a dia."
Estanislau Maria, coordenador de conteúdo do Instituto Akatu
 

1. UM DIA SEM CARRO. As grandes cidades estão abarrotadas de veículos e não há mágica que os faça desaparecer do caminho. Um jeito de reduzir esse caos é aprender a usá-los de forma mais consciente. Comece deixando o carro na garagem uma vez por semana. Nesse dia, procure marcar compromissos menos distantes e atividades que não exijam que você ande de lá para cá. Por exemplo, escolha fazer uma parte do trajeto a pé e a outra de táxi. Ou vá de bicicleta, caso tenha uma. E, se preferir, pode pegar carona com colegas, conhecidos, ou nos sites de "caronas coletivas", nos quais você conhece pessoas que oferecem ou procuram carona. Vale dar uma espiada. 

2. CONSUMO COLABORATIVO.
 
Você faz ideia de quantas coisas em sua casa estão guardadas, por falta de utilidade ou por raramente serem usadas? Que tal dar um jeito nesse abandono? Trocar, vender, alugar, doar. Não importa, a ideia é ressuscitar objetos a fim de dar nova vida a eles. E há sites que organizam isso para você, como o DescolaAí, no qual há opções de troca e aluguel dos mais variados objetos. Ou o aplicativo do Facebook (Inio), que propõe trocas somente. E mais: vá a feiras solidárias onde o troca-troca é feito ao vivo. 

3. PRESENTEIE DE UM JEITO DIFERENTE. Quem não gosta de ganhar presente? Dar, então, para pessoas queridas é uma delícia! Mas, pense: em vez de produtos, que podem gerar mais entulho no mundo, que tal presentear alguém com experiências? Impossível não acertar. Pode ser um passeio de balão, uma sessão de ioga, uma rodada de sinuca, uma sessão de beleza, um jantar, um fim de semana em uma pousada, um curso de artesanato, e muitas outras ideias. Hoje há sites especializados que reúnem essas e outras sugestões. Mas, se for inevitável dar um presente físico, evite colocá-los em embalagens de plástico. Prefira aquelas que podem ser reutilizadas, como as caixinhas. 

4. DESLIGUE O COMPUTADOR NA HORA DO ALMOÇO. O mito de que ligar e desligar o computador consome mais energia do que deixar o aparelho ligado já deveria ter sido engavetado. Segundo o Instituto Akatu, se 1% dos brasileiros desligar o computador todos os dias na hora do almoço, durante o ano todo, evitará desperdiçar a emissão de carbono equivalente à de 80.000 carros a gasolina viajando de São Paulo ao Rio de Janeiro. Sem contar que o almoço se torna muito mais prazeroso. 

5. PONTINHO ECONÔMICO. 
Outro jeito de reduzir o impacto energético é instalando o Black Pixel em seu computador, um pontinho preto capaz de economizar 0,057 watt por hora.

O Greenpeace, idealizador dessa ferramenta, afirma que 1 milhão de pessoas pode economizar o equivalente a 1.425 lâmpadas apagadas por hora. Para baixar o programa, acesse o linkwww.greenpeaceblackpixel.org/#/pt. É rápido e prático. 

6. ENERGIA EXTRA, BOLSO VAZIO. 
Quantos aparelhos eletrônicos você tem em casa? E quantos você tira, de fato, da tomada? Um, dois ou nenhum? Pois saiba que quando estão ligados e na função stand by o fluxo de energia não para. O mesmo vale para celulares que já estão 100% carregados. Para ter uma ideia da gastança, um aparelho de televisão ligado durante uma hora consome, em média, 90 watts. Já em modo stand by, o consumo representa, em média, 12% do total. Segundo a CPFL, esse acréscimo equivale aproximadamente a 6 reais na conta de luz, nas residências de São Paulo. Esse valor pode variar em outros Estados. 

7. PARTICIPE DA WEB. No mundo virtual ganhamos a liberdade de expor ideias e opiniões para um número infinito de pessoas. Ali, é possível dar pitacos do que achamos bom ou ruim. E mais: saber o que os outros acham também. Estando mais atenta a isso, você evita adquirir um presente de grego e ainda ajuda os outros a não receber um. O benefício? Um consumo mais consciente. Comece já a participar das redes sociais e dos sites de compras e tenha voz ativa! 

8. RECUSE SEGUNDA VIA DE CARTÃO DE DÉBITO. Uma vez que existe uma lei que obriga o comércio a emitir nota fiscal, para que guardar um recibo de algo que já foi instantaneamente debitado de sua conta e que você pode, inclusive, checar em seu extrato? Isso gera um lixo totalmente desnecessário. Se esquecer, sem crise, guarde o papel e o reutilize mais uma vez, usando o verso como bloco de anotações (grampeando as folhas), embora o ideal seja mesmo evitar. 

9. EXCESSO DE ECOBAGS. 
Já sabemos que as ecobags previnem o excesso de sacolas plásticas - tão prejudiciais ao meio ambiente. O problema é lembrar de utilizá-las. Uma boa estratégia para não esquecer é espalhá-las por locais de fácil acesso. Coloque uma no porta-malas do veículo, outra na bolsa de trabalho, mais uma na bancada da cozinha ou em qualquer lugar que você ache necessário para tê-las sempre à mão. 

10. ORGANIZE A BAGUNÇA. 
Em ambientes organizados você só tem a ganhar: deixa o estresse e o mau humor de lado, não perde tempo e energia à toa, toma consciência do que tem - e não sai comprando algo de que "não se lembrava" que tinha e ainda ajuda a conservar e a dar durabilidade a seus pertences. Precisa falar mais alguma coisa? 

11. DESCONFIE DAS PROMOÇÕES E DOS PREÇOS MUITO BAIXOS
Sabe aquele corredor de ofertas tão atraente? Tome cuidado. Muitos produtos em promoção nos supermercados são ofertados a uma ninharia, pois estão perto da data de vencimento da validade. Na empolgação, compramos a mais ou sem necessidade. Resultado: o que não foi consumido é eliminado. E isso vale para outras promoções, como roupas e objetos que duram pouco (ou nada) e logo serão descartados. Por isso, seja qual for o preço, avalie sua real necessidade, verifique a qualidade e opte por produtos duráveis ou retornáveis. 

12. AMASSE SUAS EMBALAGENS. 
Com a nova lei dos resíduos sólidos, as responsabilidades agora estão ficando cada vez mais compartilhadas e todos devem fazer sua parte. Separar os sólidos dos recicláveis todo mundo já sabe que é parte do dever de casa. Mas, muita gente desanima logo na primeira tentativa, pois o lixo acaba ficando maior do que você. Uma forma prática de evitar esse amontoado de recicláveis é a retirada do ar das embalagens, diminuindo o volume drasticamente. Nas embalagens Tetrapak, por exemplo, você encontra uma logomarca que estimula o "amassamento". Antes de desistir, faça essa experiência.

Um comentário: